21 de fev. de 2009

Baile de Máscaras


Apesar de brasileiro, acredito que sou como todo bom curitibano: odeio Carnaval (se você não é curitibano(a), passe este pseudo feriado em Curitiba e entenderá o porquê).
Não pretendia fazer referência alguma à maior festa popular do mundo, mas me lembrei de uma camiseta que pode nos remeter um pouco ao assunto : Veneza, a cidade das Máscaras.
Pois é, lá eles comemoram ao jeito deles, talvez não tão triunfal como o dos paulistas e cariocas, mas com muito estilo.
Confiram um trecho desta matéria publicada no Site Revista Turismo, por Yoko Nakamura:

"O mais antigo documento sobre o uso das máscaras em Veneza datam de 02 de Maio de 1268, e em um outro docemento datado de 22 de Fevereiro de 1339, era proibido aos mascarados andar pela noite nas ruas da cidade. As máscaras tem origem bastante antiga e seu uso era permitido durante todo o carnaval exceto nas festas religiosas, ao entrar nas igrejas e andar à noite pelas ruas. Durante todas as manifestações importantes como as festas republicanas era consentido o uso dos trajes venezianos que compunham o uso das máscaras.

Hoje em dia o carnaval veneziano está muito mais moderno mas conserva a tradição do uso de máscaras maravilhosas confeccionadas manualmente que embeleza os bailes e trazem aquele glamour que juntamente com o cenário de Veneza, tornam o seu carnaval inesquecível. Muitos europeus viajam até Veneza em busca desta beleza e diversão." http://www.revistaturismo.com.br/passeios/veneza.htm
E já há quem use a criatividade para unir máscaras e camisetas. Vejam só este site:

Nenhum comentário: